Caminhando Pela História: Origem da Rua Luzia Pedrosa

A Rua Viúva Luzia Pedrosa era, no passado, uma várzea, que seguia até a atual Praça Santo Amaro. No século 19, não existiam residências nela, pois era um lamaçal em épocas de chuva. Ao longo das décadas, começou a ser habitada, entretanto, a partir da década de 1950, com a intervenção da administração pública, a Rua Viúva Luzia Pedrosa passou a ter saneamento básico, visto que os bueiros a céu aberto eram um grande problema, assim como a falta de asfalto.

Sobre a Patronesse da Rua:

D. Luzia Marcelina Pedrosa de Mello (ou Viúva Luzia Pedrosa), nasceu no ano de 1860, era filha do Barão de Bonito, o Sr. Manoel Gomes da Cunha Pedrosa e da Exma. Sra. D. Maria do Carmo Gomes Barbosa, Baronesa de Bonito. Foi casada com o Tenente-Coronel José Piauhylino Gomes de Mello, industrial e proprietário do Engenho Serro Azul.

Em 1916, D. Luzia Pedrosa, fez uma proposta ao Governador do Estado de Pernambuco, o Dr. Manoel Antônio Pereira de Borba, para a compra do Engenho Bom Destino e a Usina 13 de maio, no valor de 120:000$000 contos de reis. Convertendo para os valores de hoje em dia, seria o equivalente a R$ 14.760.000,00

D. Luzia Pedrosa era uma mulher à frente se seu tempo, negociava, empreendia e administrava os negócios da família. Ela faleceu na residência dela, na Av. Bairro da Boa Viagem, Recife, no dia 12 de novembro de 1946, aos 86 anos.

Na década de 1950, foi rendida homenagem pela Câmara de Vereadores do Município dos Palmares, a Rua que leva seu nome até os dias atuais. Na rua Luzia Pedrosa existem vários comércios e clinicas médicas, além de ainda ser uma rua residencial.

BNDigital – Hemeroteca
Pesquisa diversas com os nomes: “Rua Viúva Luzia Pedrosa”, “Luzia Marcelina
Pedrosa de Mello”, “Usina 13 de maio”

CENTRO DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO GIVANILTON MENDES