Caminhando Pela História: Origem das Ruas – Avenida Frei Caneca

O histórico caminho, que tinha ao seu lado o famoso “Braço do Rio Una”, um riacho que, vinha do Rio Una e descia desde a colina da Saúde (onde está o Colégio Nª Sª de Lourdes) e seguia até se encontrar com a parte baixa por trás da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Esse riacho tinha várias transversais, uma que seguia pela atual praça Santo Amaro, passando pela Luzia Pedrosa, e outra que seguia até a rua Letácio Montenegro, desaguando na antiga Garagem da São Domingos.

Esse pedaço de terra, era uma antiga várzea, que se alagava muito em tempo de chuvas fortes, por isso não existiam moradias, só nos anos de 1910 ou 1920, começaram as construções, sendo o pequeno riacho canalizado, entre os anos de 1930 a 1950.

Sobre o Patrono da Rua:

Joaquim da Silva Rabelo, era seu nome de batismo, nasceu na Freguesia de Santo Antônio do Recife, no dia 20 de agosto de 1779. Foi ordenado Padre, em 1801, aos 22 anos de idade, adotando o nome de Joaquim do Amor Divino Caneca, em homenagem a profissão do pai, que era, fabricante de vasilhames.

Pelas suas ideias liberais e republicanas Frei Caneca, participou das Lojas Maçônicas Academia de Suassuna e Academia Paraíso, ali começou a ter, inspirados pela Revolução Francesa e Independência Norte Americana, as ideias da libertação do Povo Pernambucano, do jugo português.

Em 1817, participou da Revolução Pernambucana, sendo preso e levado para a Bahia. Sendo solto em 1821, voltou a Pernambuco, onde apoiou vários levantes contra o Governo Imperial. Em 1824, participou da Conferência do Equador, sendo preso e, depois levado ao Forte das Cinco Pontas, onde foi fuzilado no dia 13 de janeiro de 1825, aos 46 anos de idade. Frei Caneca, deixou um legado de altruísmo na luta pela Liberdade do Povo Pernambuco, que nos faz refletir até os dias atuais, sobre a nossa participação na luta diária para termos igualdade de direitos e equidade!

Viva Frei Caneca!
Viva a Revolução Pernambucana!
Viva a Liberdade!

Fonte: