Descobrindo Palmares: Histórico do Prédio da Câmara dos Palmares 1923

Em outubro de 1922, esteve em Palmares o Dr. Durval Rabelo, inspetor de saúde pública recém nomeado para o município dos Palmares, para verificar as condições higiênicas da cidade e da zona rural.

A gestão pública fez a doação do terreno adquirido em 1893, e este que pertencia a municipalidade, para a construção do Posto de Saúde, sendo o primeiro no Município.

O Posto de Saúde de Palmares, denominado de “Dr. Álvaro Osório de Almeida”, foi inaugurado no sábado, 17 de março de 1923, com a presença de autoridades locais e estaduais.

De 1923 até 1947, o prédio serviu ao seu propósito. Naquele ano, o então prefeito, Fernando Augusto Pinto Ribeiro, resolve reformá-lo no Fórum dos Palmares. Entre os anos de 1947 a 1987, foi Fórum e Casa da Justiça dos Palmares, até que, Luiz Portela de Carvalho fez a compra do imóvel do Sr. João Koury, na antiga e histórica Rua Nova, e começa a construção do Novo Fórum dos Palmares, que foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1987.

O prédio, ficou abandonado por um tempo, depois foi ocupado pela Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Por fim, foi reformado para servir como Câmara de Vereadores do Município dos Palmares, sendo até a presente data, o espaço usado pelo Poder Legislativo.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DOS PALMARES

Prefeito Júnior Melo