Descobrindo Palmares: Prédio da Igreja Matriz Nossa Srª da Conceição

A 1ª Capela, foi construída em fins de janeiro de 1864 pelos Missionários Apostólicos Capuchinhos Frei Fidelis D’Ávila e Frei Casemiro de Militello. No dia 04 de fevereiro de 1864, D. Germana Francisca Xavier, faz a doação das terras da Capela e do terreno ao lado para a construção do cemitério.

No dia 28 de maio de 1868, a Capela do Povoado, recebe o título de Freguesia de Nª Sª da Conceição dos Montes. No dia 13 de dezembro de 1869, é nomeado canonicamente, pelo Governo do Bispado de Pernambuco, o Vigário Encomendado, chegando no povoado no dia 15 de dezembro de 1869, o Reverendo Padre Floriano de Queiroz Coutinho, de 27 anos de idade, vindo da Freguesia de Escada, para assumir a dos Montes.

Entre os anos de 1864 a 1872, a pequena Capela, passou por algumas reformas. Em princípios de janeiro de 1873, começa uma campanha, para a construção da Igreja Matriz. Em 8 meses, foi construída o Corpo da Igreja, inaugurada no dia 23 de agosto de 1873.

Entre os anos de 1873 a 1890, a mesma, não sofreu alteração de reformas. Com a chegada o 1º Vigário Colado da Freguesia, o Padre Sebastião Bastos de Almeida Pessoa, um dos Fundadores do Jornal A Notícia de Palmares, começa uma campanha para a construção das Torres e das Laterais da Igreja Matriz.

No centenário da Comarca dos Palmares, a igreja Matriz da Cidade dos Palmares, passa a ser, em 1962, a Sede da Diocese da Paróquia dos Palmares, sendo empossado o seu 1º Bispo, D. Acácio Rodrigues Alves.

Nestes 150 anos da construção definitiva da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Montes – Espaço Sagrado para Todos Nós, foi palco de muitas histórias, tendo recebido inúmeros visitantes ilustres, como a do Príncipe Imperial, o Conde D’Eu, de Bispos, de Barões e Baronesas, de Conselheiros Imperiais, de Casamentos Memoráveis, das Eleições Políticas Locais, em tempos imperiais, de Procissões inesquecíveis dentre tantos outros acontecimentos, que marcaram as páginas da nossa história!

O Prédio da Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, é um Patrimônio Histórico Cultural, Artístico e Religioso do Município dos Palmares.

Fonte:
CENTRO DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO GIVANILTON MENDES