Praça Bispo Pereira Alves

Praça Bispo Pereira Alves

Palmarense, nasceu no dia 05 de março de 1885. Era filho do Sr. Ildefonso Pereira da Costa e de D. Maria Pereira Alves. Foi ordenado sacerdote a 17 de novembro de 1907, aos 22 anos de idade. Sendo logo em seguida, designado Reitor e Professor no Seminário de Olinda, cônego da Sé, deão do Cabido, Monsenhor Protonotário apostólico, no ano 1920. Foi Governador do Bispado e Vigário Capitular da Arquidiocese de Olinda e Recife 1921.

Foi sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Pernambucana de Letras, da qual veio a ser vice-presidente, e das Academias de Letras Fluminenses e Petropolitana. Entre os anos de 1923 a 1928, ocupou o Bispado da Diocese de Natal, no Rio Grande do Norte e no dia 20 de maio de 1928, toma Posse, como Bispo da Diocese de Niterói, Rio de janeiro, onde realizou muitos trabalhos pastorais, culturais e políticos.

Nunca se esqueceu de sua terra natal, Palmares, esteve aqui em várias ocasiões. Quando veio a falecer, os palmarenses, em justa homenagem, construíram um Busto para ser colocado na Praça que levava o seu nome. Seu nome, também está imortalizado, como patrono da cadeira de nº 30, da Academia Palmarense de Letras, cujo ocupante é o atual Presidente, o Sr. Adriano Sales.

  1. D. José Pereira Alves, deixando um grande legado para as futuras gerações nas áreas da cultural, das artes, da religiosidade e do humanismo.